domingo, 31 de março de 2013

Música Greensleeves



Trabalho realizado por Wanderley Alves e Gleydson Frota


1.      BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA GREENSLEEVES

Aspectos históricos

Uma das músicas mais conhecidas no mundo, Greensleeves é de autor desconhecido. Há uma lenda que atribui ao rei da Inglaterra, Henrique VIII, a sua autoria. Segundo esta lenda, o rei estava apaixonado por Ana Bolena, que rejeitava suas investidas, fazendo-o sofrer. Nascia aí à história narrada na canção que ganharia o mundo e se tornaria uma das mais tocadas em todos os tempos, agradando a pessoas de todas as classes socais.
 No entanto, há outra explicação da origem de Greensleeves que afirma ser de Mozart o mérito de tê-la composto. Segundo Robson Sales[1], esta afirmação também é questionável, já que há indícios de que Greensleeves já existia dois séculos antes do nascimento de Mozart. Não se pode duvidar, porém do seu enorme sucesso. Na obra As alegres comadres de Windsor, Sheakspeare faz referência à canção e outro artista, desta vez um pintor, Rosseti cria um quadro em que a música serve de inspiração no século XIX.
Através do tempo, a canção recebeu as mais diversas modificações e acréscimos no que diz respeito à letra, tornando-se até música natalina. Com a chegada dos peregrinos ao território que hoje forma os Estados Unidos da América – EUA, Greensleeves desembarca no Novo Mundo e, no século XIX, recebe nova letra através de William C. Dix, tornando-se canção de natal.
De acordo com a opinião mais aceita, Greensleeves foi composta no século XVI e fala sobre o amor não correspondido de um homem por uma mulher que usa vestido de mangas verdes. Há duas opiniões sobre a relação entre a paixão do amante e a cor do vestido que sua amada usava. A primeira diz que na Inglaterra da época as mulheres que usavam roupa verde eram vistas como prostitutas, pois seria a cor que lhes identificava na sociedade. Já outra versão diz exatamente o contrário. As mulheres que se vestiam desta cor eram mulheres já comprometidas e que, por isso mesmo, estariam indisponíveis para relacionamentos amorosos.
Não se sabe ao certo qual das duas versões é mais próxima da verdade. Porém, sabe-se que o homem da canção está sofrendo com o afastamento da mulher amada, com quem parecia ter ou sonhava em ter um relacionamento amoroso dos mais apaixonados. Sua dor nasce da dedicação que parecia dar a sua amada, entregando-se e declarando-lhe os mais variados presentes como forma de manifestar sua afeição.
É o que diz a letra da canção conforme se pode ver a seguir:

Mangas Verdes
Ai, meu amor, você me leva aos erros,
Para me formar descortesmente
Eu te amei tanto tempo,
Deleitei-me com sua campanhia

As mangas verdes são toda minha diversão
Mangas verdes são o meu prazer
Mangas verdes são meu coração de ouro
E quem senão minha dama das mangas verdes

Eu estava em suas mãos
E lhe concederia o que tu me pedisses
Eu havia apostado na vida e no mundo
Seu amor e bem estar para sempre

As mangas verdes são toda minha diversão
Mangas verdes são o meu prazer
Mangas verdes são meu coração de ouro
E quem senão minha dama das mangas verdes

Tua saia de seda branca
Com ouro bordado tão gloriosamente
Tua saia de seda e branco
E estas eu comprei com prazer

As mangas verdes são toda minha diversão
Mangas verdes são o meu prazer
Mangas verdes são meu coração de ouro
E quem senão minha dama das mangas verdes


2.      ASPECTOS FORMAIS - ESTRUTURA DA MÚSICA

Greensleeves está escrita em ritmo ternário (3/4), sendo mais comum a sua execução por instrumentos de corda, como violão ou piano acompanhando, e uma flauta executando a melodia da música. Na época de sua composição os instrumentos mais populares eram flautas, alaúde, viola e teclados como clavicórdio, virginal e órgão.
Sua estrutura é representada pela forma AABB. Por ter sido composta em um período de transição entre o sistema modal e o sistema tonal, Greesleeves apresenta elementos de ambos os sistemas e é muito comum se ouvir interpretações diferentes quanto à melodia, quando alguns chegam a tocar toda a parte B em tom maior ou no modo lídio.
Quanto ao período em que foi escrita, há duas versões vigentes. A primeira a situa no período renascentista, atribuindo sua autoria ao rei Henrique VIII – ou a alguém da época. A segunda a coloca no período clássico, atribuindo sua autoria a Mozart. A nossa convicção é que ela seja do período renascentista, principalmente por sua estrutura de canção trovadoresca e pela formação instrumental que a caracteriza, tendo sido composta provavelmente para acompanhamento de alaúde e flauta.
   


REFERÊNCIAS TEÓRICAS

13 comentários:

  1. aprendi a tocar ela de uma forma simplificada, ela é linda e gostei muito, até inclui ela como trilha sonora de um espetáculo musical
    obrigado

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    1. Show!

      http://gleydsonfrota.wixsite.com/sonoridades

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    2. Aprendi a tocar ELA, não. Aprendi a tocá-la é o correto.

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  2. Mto legal adorei, bem completo este site ✌️

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  3. Muito bacana. Mostrei esse trabalho aos meus alunos de música!

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    1. Que maravilha! Sempre que posso, eu posto mais material. Grande abraço!

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  4. Olá, gostaria saber se posso usar a nota F# em vez de F natural na parte B, (Chorus) isto no tom de A menor. Obrigado

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    1. Pode sim, na verdade essa nota faz parte do modo dórico e sempre foi muito usada em música modal.

      http://gleydsonfrota.wixsite.com/sonoridades

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  5. Linda música. Faz a gente se sentir flutuando ,viajando em imaginações saudáveis dentro,realmente, do bom objetivo da música. Ótimo artigo.

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  6. Eu gosto dessa canção cantada e tocada por Blackmore's Night, foi quando a conheci. É muito linda, deixa meu coração quentinho. Amei sua matéria.

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